APOSENTADOS DO CARAGUAPREV VISITAM AQUÁRIO DE UBATUBA E PROJETO TAMAR

Aposentados do CaraguaPrev visitam Aquário de Ubatuba e Projeto Tamar
Um grupo de aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) esteve na última sexta-feira (24/05), no Aquário de Ubatuba e Projeto Tamar, voltado para a preservação das tartarugas-marinhas. O passeio integra o Programa de Pré e Pós-Aposentadoria do CaraguaPrev.
A visita contou com a coordenação da diretora de Benefícios, Rubia Eloysa de Oliveira; dos funcionários do instituto, Bárbara de Castro e Ramon Pereira; e da estagiária de administração, Natasha Fernandes.
A diretora de Benefícios, Rubia Eloysa de Oliveira, disse que apesar de o Aquário de Ubatuba e o Projeto Tamar estarem localizados na cidade vizinha, muitos do grupo não conheciam os espaços. “Eles tiveram uma aula sobre o ecossistema marinho. Agora estamos programando uma visita no MASP (Museu de Arte de São Paulo) com os aposentados”, adiantou.
O Programa de Pré e Pós-Aposentadoria do CaraguaPrev prepara os funcionários inativos da Prefeitura de Caraguatatuba, Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (Fundacc), CaraguaPrev e Câmara Municipal para essa nova fase da vida com palestras, atividades físicas, culturais, lúdicas e de lazer.
O CaraguaPrev fica Av. Prestes Maia, 302 – Centro (em frente ao Fisk). O horário de atendimento é das 9h às 16h30. Mais informações pelos telefones (12) 3883-3252/ 3883-3480 ou no site http://www.caraguaprev.com.br.

Aquário de Ubatuba
O Aquário de Ubatuba oferece aos seus visitantes a oportunidade de conhecer de perto um pouco do complexo mundo marinho, tendo entre seus atrativos 12 tanques de água salgada (entre eles um dos maiores tanques marinhos do Brasil, com 80 mil litros), com representantes da fauna local e de outros oceanos.
Entre os peixes da fauna nacional destacam-se coloridos cavalos marinhos e moreias, o tubarão lixa, além de garoupas, baiacus e outros peixes regionalmente conhecidos. Os exemplares exóticos são adquiridos de importadoras legalmente registradas junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), entre eles diversas e multicoloridas espécies típicas de recifes de corais, o peixe leão, o tubarão bambu do Pacífico.
Complementando a exposição, vários painéis fotográficos explicam os principais ecossistemas marinhos, existindo ainda o Museu da Vida Marinha, com exemplares da fauna oceânica expostos sob a forma de fósseis, esqueletos e taxidermia.
Uma das grandes atrações é o Tanque de Contato que permite o contato entre os visitantes e diversos exemplares de animais marinhos, como pepinos e estrelas do mar, ouriços, lagostas entre outros, sempre com a orientação de monitor especializado.
Projeto Tamar
Inaugurada em 1991, Ubatuba foi a primeira base instalada pelo Tamar em área de alimentação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro. É a única no Estado e uma das mais importantes, ao lado de Fernando de Noronha e Praia do Forte (Bahia).
O Museu do Tamar de Ubatuba recebe, em média, 100 mil pessoas por ano. Conta com uma completa infraestrutura de educação ambiental, informação, lazer, incluindo tanques e aquários, auditório com 30 lugares, espaço para exposições, loja e lanchonete.
Junto ao o Museu Caiçara, é um espaço cultural que resgata e valoriza a rica cultura caiçara, e relembra os hábitos e costumes de uma época que faz parte da formação do povo brasileiro. Através de mais de 200 peças antigas, painéis explicativos, fotos e objetos que fizeram parte da história, o visitante tem a oportunidade de “viajar no tempo” e conhecer um pedacinho da cultura brasileira.

FONTE : PREFEITURA DE CARAGUATATUBA