Nota Informativa Abril de 2017

Com o compromisso de garantir a proteção social e propiciar os meios indispensáveis à provisão do servidor público efetivo, que tanto colaborou com a comunidade Caiçara, contribuindo com sua força de trabalho durante o ápice de sua idade produtiva e, também, visando a salvaguarda do sustento de seus familiares-dependentes, foi criado o CaraguaPrev.

Instituído dentro das regras legais (art. 40 da CF/1988) e dos padrões de sustentabilidade financeira e atuarial e fundado em um regime saudável, solidário, responsável e transparente nas informações disponibilizadas aos seus segurados e a sociedade em geral, o instituto cresceu e se solidificou, sendo considerado atualmente referência de gestão, muito à frente de outros institutos do mesmo porte.

PUBLICIDADE- Encontram-se publicados todos os Relatórios Previdenciários, Financeiros – Contábeis no “site” do Instituto www.caraguaprev.com.br e em seu Portal da Transparência, para conhecimento do segurado e em atendimento à Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009.

Desde quando a atual Diretoria Executiva assumiu a direção do Instituto, houve considerável transformação na gestão-administração e um grande salto na parte econômico-financeira, com evolução no patrimônio do CaraguaPrev em 452% (quatrocentos e cinquenta e dois por cento), no período dos seguintes anos:

Essa evolução na parte financeira é resultado da boa gesão dos recursos, (participação importante dos Conselhos e gestores) tendo em vista o atual cenário econômico e político do País que dificulta atingir a chamada meta atuarial, que consiste em alcançar e/ou superar o IPCA mais 6% de juros reais no ano.

A rentabilidade da carteira de investimentos, com a observância das regras legais do Banco Central – BACEN (Resolução 3922) e com segurança, solvência e liquidez, zelando pela saúde financeira e atuarial do Instituto, para fazer frente aos compromissos previdenciários, que encontra-se superavitário financeiramente.

Hodiernamente o CaraguaPrev está equilibrado financeiramente, sendo que a Administração Pública Municipal vem implementando ações para manter esse equilíbrio a médio e longo prazo. Importante registrar que o Equilíbrio financeiro é a equivalências entre as receitas auferidas as obrigações do RPPS em cada exercício financeiro.

ESTUDOS ATUARIAIS- Registramos ainda a reunião realizada no dia 25 de fevereiro de 2017 com o Prefeito Aguilar Junior, a Diretoria Executiva do CaraguaPrev e as Atuárias Senhoras Miki Massui e Wilma Torres para avaliação dos estudos atuarias sobre o plano de custeio da previdência própria dos servidores e implementação do Plano de Amortização para sanar déficit técnico atuarial existente e buscar o equilíbrio atuarial da Autarquia. Nova reunião marcada para 13 de abril próximo definirá a implementação das ações para a busca do equilíbrio técnico atuarial.

O Equilíbrio atuarial trata da equivalência, a valor presente, entre o fluxo das receitas estimadas e das obrigações projetadas, apuradas atuarialmente a longo prazo.

APOSENTADOS E PENSIONISTAS- O CaraguaPrev gerencia um número considerável de benefícios previdenciários, sendo atualmente 535  aposentadorias e pensões por morte, considerando ainda, a responsabilidade pelos futuros benefícios previdenciários de aproximados 3.600servidores efetivos da Prefeitura, Câmara, FUNDACC e CaraguaPrev.

A responsabilidade na administração dos recursosvivenciada pelo instituto permitiu que nesse primeiro semestre de 2017 novos projetos fossem lançados, estando em andamento a implantação dos seguintes programas:

PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA – Projeto que busca a compreensão das expectativas e ansiedades pelas quais passa o indivíduo/servidor no período de pré-aposentadoria, o Caraguaprev colocou em andamento a elaboração do Programa de Preparação para Aposentadoria. Tal medida não se resume somente em auxiliar no cumprimento das responsabilidades sociais do Instituto, mas em parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba o programa será usado como ferramenta gerencial.

A implantação do projeto será um duplo investimento. – O primeiro, sobre os funcionários que estão se aposentando e que se sentirão valorizados, mantendo assim um bom desempenho. – O segundo, sobre os demais que terão a oportunidade de observar o cuidado e o respeito que a gestão municipal e institucional tem pelas pessoas, constatação esta que fortalece as relações com os servidores segurados. Tal programa consiste em apresentar para o servidor condições e meios para ter uma boa aposentadoria e saber desfrutá-la, ocupando seu tempo com atividades prazerosas e salutares, melhorando a qualidade de vida do indivíduo.

PROGRAMA DE PÓS-APOSENTADORIA- A aposentadoria é um momento muitas vezes aguardado com grande ansiedade e desejado por muitos funcionários durante toda a vida. No entanto a transição da atividade profissional intensa para a diminuição do ritmo a inatividade, acaba por trazer diferentes dificuldades em termos de adaptação e de reorganização do indivíduo no tempo e no espaço.

A expectativa de tempo livre é completamente diferente da realidade trazida com o período fático da aposentadoria. É fato que, conforme diversos estudos feitos nas mais variadas organizações, passada a euforia dos primeiros meses, muitos aposentados apresentam sintomas desagradáveis. Alguns deles são: desorientação, depressão, sentimento de vazio e inadaptação à rotina familiar.

Para se organizar nessa nova fase da vida há extrema necessidade da realização contínua de atividades que permitam um enriquecimento pessoal, cultural e humano, como a criação de laços sociais, a conservação da saúde e das potencialidades intelectuais e a reafirmação da identidade do indivíduo.

O ponto crucial para esta nova organização interior é, certamente, aprender sobre esta nova fase e criar novos objetivos. Afinal, aposentar-se de uma carreira profissional não significa se aposentar da vida; pelo contrário, é preciso (e possível) manter-se ativo, ligado às pessoas amadas e as redes sociais, para se sentir vivo e existir.

CENTRAL DE RELACIONAMENTO DO CARAGUAPREV- em fase de desenvolvimento, com a oportunidade de atendimento agendado aos segurados e ouvidoria proporcionando uma convivência mais próxima com os segurados.

Tudo isso faz parte de um sistema de previdência social resiliente que tem como foco principal a capacidade de prover ao servidor público, tanto os benefícios previdenciários como a preservação de sua qualidade de vida na inatividade, buscando uma gestão mais humanizada para todos.

ABRIL DE 2017 – DIRETORIA EXECUTIVA DO CARAGUAPREV

ADMINISTRAÇÃO AGUILAR JUNIOR

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 10 =