CaraguaPrev realiza prova de vida dos segurados inativos aniversariantes de maio

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev)  promove o recadastramento dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês de maio até o dia 31, das 9h às 16h30, em sua sede, no Centro.

O requerimento deve ser feito, pessoalmente, pelo beneficiário ou por seu representante legal (no caso de menores e incapazes), por meio de formulário específico, para não ter o benefício suspenso até a regularização.

#PraCegoVer: Servidora do CaraguaPrev atendendo uma segurada na recepção do instituto (Foto: Luis Gava/PMC)

É necessário apresentar cópias e originais dos seguintes documentos: oficial de identificação com foto (RG, RNE – Registro Nacional de Estrangeiros, Carteira Nacional de Habilitação – CNH, CTPS, passaporte válido, carteira de identificação de entidade de classe), CPF válido em todo o território nacional, emitido nos últimos 10 anos; formulário preenchido; comprovante de residência emitido com no mínimo três meses de antecedência (conta luz, água, telefone, gás, condomínio, extrato bancário); e declarar seu estado civil no momento do recadastramento, conforme Instrução Normativa que está disponível na edição do Diário Oficial Eletrônico do dia 28 de dezembro de 2020 (Edital 440).

Inativos e pensionistas residentes em Caraguatatuba impossibilitados de locomoção por motivo de saúde, devidamente comprovado por atestado médico atualizado, podem solicitar a visita domiciliar de recadastramento a ser realizada por servidor do CaraguaPrev ou pessoa designada pelo instituto, com pelo menos um mês de antecedência do aniversário.  O pedido de visita deve ser requisitado pelo telefone (12) 3883-3252, WhatsApp (12) 3883-3480 ou pelo e-mail caraguaprev@caraguaprev.sp.gov.br. O documento precisa ser entregue, com o atestado médico original ou cópia autenticada, que comprove de impossibilidade de locomoção.

Os inativos que não residem no município devem encaminhar ao CaraguaPrev declaração de vida, estado civil e residência, feita e assinada em cartório com firma reconhecida por autenticidade, embaixada ou consulado do Brasil no mesmo mês do recadastramento, contendo os dados pessoais, telefone de contato, endereço residencial completo, correio eletrônico e estado civil.

O instituto é responsável pelas aposentadorias e pensões dos funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba, Câmara Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e do próprio instituto.

O CaraguaPrev fica na Avenida Prestes Maia, 302, no Centro. O atendimento presencial ao público é das 9h às 16h30, nos dias úteis. Mais informações pelo telefone (12) 3883-3252, WhatsApp (12) 3883-3480 ou e-mail caraguaprev@caraguaprev.sp.gov.br.

CaraguaPrev Conquista Redução do Déficit Atuarial Em Mais de R$160 Milhões

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) segue cumprindo a meta estabelecida por sua diretoria executiva e conselhos com a redução do déficit atuarial em mais de R$ 160 milhões.

Por exigência legal da Reforma da Previdência (Emenda Constitucional nº 103/2019) e para atingir a redução do déficit técnico atuarial, o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) adotou, em conjunto com o Executivo e o Legislativo, as seguintes medidas estruturais: elevação da contribuição patronal de 16,79% para 18% (LC nº 65/2017); o Plano de Amortização do Déficit Atuarial (Lei nº 2.348/ 2017); reajuste da alíquota de contribuição previdenciária de 11% para 14% (LC nº 77/2021), a criação de um Regime de Previdência Complementar (Lei nº 2.571/ 2021), entre outras ações.

#PraCegoVer: Fachada do prédio do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (Luís Gava/PMC)

O presidente do CaraguaPrev, Pedro Ivo de Sousa Tau, reconheceu o empenho do prefeito Aguilar Junior, Câmara Municipal, conselheiros deliberativos, conselheiros fiscais e Comitê de Investimentos para assegurar a saúde e o equilíbrio financeiro do instituto. “Esse é o resultado das medidas amargas implementadas desde 2017 para garantir o futuro dos servidores e seus familiares. Ainda temos muito desafios pela frente e devemos comemorar cada vitória”, reforça.

Até o momento, o instituto gerencia 758 aposentadorias e pensões por morte. O CaraguaPrev é o responsável pelo futuro previdenciário de aproximadamente 4.092 servidores efetivos da Prefeitura de Caraguatatuba, Câmara Municipal, Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (Fundacc) e do próprio instituto.

Pró-Gestão RPPS

Em junho de 2021, o CaraguaPrev conquistou a certificação Pró-Gestão RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) Nível I da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério da Economia. O Instituto de Certificação de Qualidade (ICQ) Brasil atestou que o CaraguaPrev alcançou um nível elevado de gestão.

A certificação busca garantir aos RPPSs excelência na gestão, melhoria na organização das atividades e processos, aumento da motivação por parte dos colaboradores, incremento da produtividade, redução de custos e do retrabalho, transparência e facilidade de acesso à informação, perpetuação das boas práticas, pela padronização, e reconhecimento no mercado onde atua.

Para alcançar o Nível I do Pró-Gestão, Caraguatatuba atingiu 98% (mínimo era 70%) das ações nas dimensões Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.

O CaraguaPrev fica na Avenida Prestes Maia, 302, no Centro. O atendimento presencial ao público é das 9h às 16h30, nos dias úteis. Mais informações pelo telefone (12) 3883-3252, WhatsApp (12) 3883-3480 ou e-mail caraguaprev@caraguaprev.sp.gov.br.

Censo Previdenciário e Funcional 2021 do CaraguaPrev termina nesta sexta-feira (15)

#PraCegoVer: Logotipo do Censo Previdenciário e Funcional Obrigatório 2021 com desenho de dois homens e mulher, até às 18h do dia 15/10, com o aviso: “Prorrogado” (Foto: Arte/PMC)

Servidores efetivos ativos da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Câmara de Caraguatatuba e Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), bem como aposentados e pensionistas devem atualizar seus dados no Censo Previdenciário e Funcional Obrigatório 2021 até às 18h, desta sexta-feira (15/10), no site https://caraguaprev.sp.gov.br/.

De acordo com o CaraguaPrev, cerca de 350 servidores ativos, aposentados e pensionistas ainda não fizeram o censo previdenciário e funcional, correndo o risco de ter seus salários e benefícios suspensos até a regularização, conforme o Decreto nº 1.462/2021.

Ao acessar a plataforma, os participantes devem confirmar seus dados previdenciários em link específico que corresponde à Etapa 1. Em seguida, na Etapa 2, somente os servidores públicos efetivos da ativa preenchem os campos com suas informações de formação em link específico. Para facilitar, o CaraguaPrev disponibilizou dois manuais digitais com os documentos necessários e o “passo a passo” dos preenchimentos, além de capacitação com os responsáveis de recursos humanos de todas as secretarias e órgãos do município.

A atualização do banco de dados funcional e previdenciário é uma exigência das Leis Complementares nº 25/2007 (Estatuto dos Servidores) e nº 59/2015 (Reorganização do CaraguaPrev), além de ser uma obrigação prevista no artigo 3º da Lei nº 10.887, de 18 de junho de 2004 (aplicação da EC nº 41/2003). O dispositivo prevê que a União, Estados, Distrito Federal e os Municípios instituirão um sistema integrado de dados relativos às remunerações, proventos e pensões pagos aos seus respectivos servidores e militares, ativos e inativos, bem como pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social.   As informações serão remetidas à da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério da Economia.

Contando com ampla divulgação e com mais de 100 dias de duração, desde 1º de julho, a prorrogação da ação até as 18h do dia 15 de outubro está prevista no Decreto nº 1.533, de 5 de outubro de 2021, publicado na edição 642 do Diário Oficial Eletrônico do Município de 6 de outubro.

O CaraguaPrev fica na Av. Prestes Maia, 302 – Centro. Mais informações pelo WhatsApp (12) 3883-3480, telefone (12) 3883-3252, e-mail censo2021@caraguaprev.sp.gov.br e pelo site www.caraguaprev.sp.gov.br.  O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

Censo Previdenciário e Funcional 2021 do CaraguaPrev é prorrogado até dia 15 de outubro

#PraCegoVer: Logotipo do Censo Previdenciário e Funcional Obrigatório 2021 com desenho de dois homens e mulher, até às 18h do dia 15/10, com o aviso: “Prorrogado” (Foto: Arte/PMC)

O prazo para servidores efetivos ativos da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Câmara de Caraguatatuba e Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), bem como aposentados e pensionistas atualizarem seus dados no Censo Previdenciário e Funcional Obrigatório 2021, foi estendido até às 18h do dia 15 de outubro (sexta-feira), no site https://caraguaprev.sp.gov.br/.

#PraCegoVer: Logotipo do Censo Previdenciário e Funcional Obrigatório 2021 com desenho de dois homens e mulher, até às 18h do dia 15/10, com o aviso: “Prorrogado” (Foto: Arte/PMC)

De acordo com o CaraguaPrev, cerca de 690 servidores ativos, aposentados e pensionistas ainda não realizaram o censo previdenciário e funcional, correndo o risco de ter os salários e benefícios suspensos, conforme o Decreto nº 1.462/2021. O recadastramento iniciou em 1º de julho e conta desde então com ampla divulgação no Diário Oficial do Município e internamente nos órgãos públicos municipais.

Ao acessar a plataforma, os participantes devem confirmar seus dados previdenciários em link específico que corresponde à Etapa 1. Em seguida, na Etapa 2, somente os servidores públicos efetivos da ativa preenchem os campos com suas informações de formação em link específico. Para facilitar, o CaraguaPrev disponibilizou dois manuais digitais com os documentos necessários e o “passo a passo” dos preenchimentos, além de capacitação com os responsáveis de recursos humanos de todas as secretarias e órgãos do município.

A atualização do banco de dados funcional e previdenciário é uma exigência das Leis Complementares nº 25/2007 (Estatuto dos Servidores) e nº 59/2015 (Reorganização do CaraguaPrev), além de ser uma obrigação prevista no artigo 3º da Lei nº 10.887, de 18 de junho de 2004 (aplicação da EC nº 41/2003). O dispositivo prevê que a União, Estados, Distrito Federal e os Municípios instituirão um sistema integrado de dados relativos às remunerações, proventos e pensões pagos aos seus respectivos servidores e militares, ativos e inativos, bem como pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). As informações serão remetidas à da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério da Economia.

A prorrogação do prazo do Censo Previdenciário e Funcional Obrigatório 2021está prevista no Decreto nº 1.533, de 5 de outubro de 2021, publicado na edição 642 do Diário Oficial Eletrônico do Município desta quarta-feira (6/10).

O CaraguaPrev fica na Avenida Prestes Maia, 302, no Centro. Mais informações pelo WhatsApp (12) 3883-3480, telefone (12) 3883-3252, e-mail censo2021@caraguaprev.sp.gov.br e pelo site www.caraguaprev.sp.gov.br. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

Servidores ativos e inativos têm até quinta para fazer censo e evitar suspensão dos vencimentos

Censo Previdenciário e Funcional Obrigatório
#PraCegoVer: Logotipo do Censo Previdenciário e Funcional Obrigatório 2021 com desenho de dois homes e mulher, de 1° de julho a 30 de setembro, com o slogan: “Servidor, chegou a hora de atualizar seus dados!” (Arte:PMC)

O prazo para servidores efetivos ativos da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Câmara de Caraguatatuba e Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), bem como aposentados e pensionistas atualizar seus dados no Censo Previdenciário e Funcional Obrigatório 2021, encerra nesta quinta-feira (30/09), no site https://caraguaprev.sp.gov.br/, por meio de cadastro de login e senha.

Os mais de 4,8 mil segurados do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) devem fazer o censo para não ter os salários e os benefícios suspensos, conforme o Decreto nº 1.462/2021.  Contando com ampla divulgação e com 90 dias de duração, desde 1º de julho, 4.276 segurados realizaram o Censo Previdenciário e Funcional Obrigatório 2021. O balanço equivale a cerca de 90% dos servidores ativos, aposentados e pensionistas contemplados pelo RPPS.

Ao acessar a plataforma, os participantes devem confirmar seus dados previdenciários em link específico que corresponde à Etapa 1. Em seguida, na Etapa 2, somente os servidores públicos efetivos da ativa preenchem os campos com suas informações de formação em link específico. Para facilitar, o CaraguaPrev disponibilizou dois manuais digitais com os documentos necessários e o “passo a passo” dos preenchimentos.

A atualização do banco de dados funcional e previdenciário é uma exigência das Leis Complementares nº 25/2007 (Estatuto dos Servidores) e nº 59/2015 (Reorganização do CaraguaPrev), além de ser uma obrigação prevista no artigo 3º da Lei nº 10.887, de 18 de junho de 2004 (aplicação da EC nº 41/2003). O dispositivo prevê que a União, Estados, Distrito Federal e os Municípios instituirão um sistema integrado de dados relativos às remunerações, proventos e pensões pagos aos seus respectivos servidores e militares, ativos e inativos, bem como pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social.   As informações serão remetidas à da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério da Economia.

O CaraguaPrev fica na Avenida Prestes Maia, 302, no Centro. Mais informações pelo WhatsApp (12) 3883-3480, telefone (12) 3883-3252, e-mail censo2021@caraguaprev.sp.gov.br e pelo site www.caraguaprev.sp.gov.br.  O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

Câmara fará audiências públicas sobre projeto de lei que institui o Regime de Previdência Complementar

CONVITE

A Câmara Municipal de Caraguatatuba fará realizar AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
VIRTUAL, para debate do PROJETO DE LEI Nº 49/21 – EXECUTIVO – Institui
o Regime de Previdência Complementar no âmbito do Município de
Caraguatatuba, autoriza a celebração de convênio de adesão a plano de
benefícios de previdência complementar administrado por entidade fechada
de previdência complementar e dá outras providências, nos dias:

• 15/09 (quarta -feira), às 18 horas e
• 16/09 (quinta -feira), às 18 horas;

Os munícipes poderão obter cópia do projeto, se cadastrar e acompanhar o
debate e participar através dos meios eletrônicos da Câmara:
www.camaracaragua.sp.gov.br, pelas redes sociais.
https://www.youtube.com/channel/UCkcArEA8NeoVgmLsDMbL_Hw
https://www.zoom.com

Contamos com a participação de todos pela internet.

Renato Leite Carrijo de Aguilar
Ver “Tato Aguilar”
Presidente

CaraguaPrev capacita servidores dos RHs das secretarias, Fundacc e Câmara para censo previdenciário em julho

#PraCegoVer: presidente do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), Pedro Ivo de Sousa Tau, explicando sobre a importância e o “passo a passo” do Censo Previdenciário e Funcional Obrigatório 2021 para servidores responsáveis pelos Recursos Humanos (Foto: Luís Gava/PMC)

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promoveu um treinamento sobre o Censo Previdenciário e Funcional Obrigatório 2021 para os funcionários responsáveis pelos setores de Recursos Humanos das secretarias municipais, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e Câmara de Caraguatatuba. Respeitando os protocolos sanitários para evitar a proliferação da Covid-19, a capacitação reuniu cerca de 20 servidores entre os dias 16 e 21 de junho, na sede do instituto, no Centro. O Censo Previdenciário será realizado de 1° de julho a 30 de setembro, no site do CaraguaPrev.

 

Durante o encontro, os funcionários receberam orientações sobre a inserção dos dados no formulário da plataforma, esclarecimentos de eventuais dúvidas dos servidores e sobre a importância de manter as informações dos segurados atualizadas.

 

#PraCegoVer: Logotipo do Censo Previdenciário e Funcional Obrigatório 2021 com desenho de dois homes e mulher, de 1° de julho a 30 de setembro, com o slogan: “Servidor, chegou a hora de atualizar seus dados!” (Arte:PMC)

O instituto promove de 1° de julho a 30 de setembro o Censo Previdenciário e Funcional Obrigatório 2021, no site https://caraguaprev.sp.gov.br/, mediante o cadastro de login e senha. Servidores efetivos da ativa da Prefeitura Municipal, Fundacc, Câmara de Caraguatatuba e do próprio CaraguaPrev, além dos inativos e pensionistas, devem se cadastrar para evitar as sanções previstas no Decreto nº 1.462/2021, que regulamenta o censo.

 

É necessário estar munido dos documentos pessoais do segurado e dos dependentes para participar do censo. As informações serão remetidas à da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério da Economia.O Censo Previdenciário tem o de objetivo atualizar os dados de todos os segurados, além de ser uma obrigação prevista no estatuto dos servidores, Lei Complementar 59/2015 (Reorganização do CaraguaPrev) e no artigo 3º da Lei nº 10.887, de 18 de junho de 2004 (aplicação da EC nº 41/2003). O dispositivo prevê que a União, Estados, Distrito Federal e os Municípios instituirão um sistema integrado de dados relativos às remunerações, proventos e pensões pagos aos seus respectivos servidores e militares, ativos e inativos, bem como pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

 

 

O CaraguaPrev fica na Av. Prestes Maia, 302 – Centro. Mais informações pelo WhatsApp (12) 3883-3480, telefone (12) 3883-3252 e e-mail caraguaprev@caraguaprev.sp.gov.br. O atendimento presencial ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

Nova alíquota do CaraguaPrev entra em vigor três meses após publicação da lei

O projeto de lei do reajuste da alíquota de 11% para 14% na contribuição do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), em razão da Reforma da Previdência (EC nº 103, de 12 de novembro de 2019) do Governo Federal, foi aprovado por 12 votos a 3 na sessão ordinária de terça-feira (23/2).  O desconto começa a ser efetuado no salário do servidor 90 dias após a publicação da lei de natureza tributária, prazo exigido no parágrafo 6º do artigo 195 da Constituição Federal.

O reajuste de 14% previsto no artigo 11 da Emenda Constitucional é uma imposição da Constituição Federal. A alteração será feita por meio de lei municipal (projeto de lei complementar nº 01/20 de autoria do Executivo).

“Alguns pontos da referida emenda foram de aplicação imediata no caso das incorporações, ou seja, no dia 13 de novembro de 2019. Com a publicação da EC 103, as incorporações deixaram de existir no território nacional. No caso da alíquota, a própria EC determinou que fosse feita por lei para não ferir o pacto federativo, conforme a Constituição. Não se trata de uma iniciativa do CaraguaPrev, da Câmara Municipal, Prefeitura e nem do prefeito, é uma iniciativa do presidente da República para todos os entes federativos”, explicou o presidente do CaraguaPrev, Pedro Ivo de Sousa Tau.

De acordo com o presidente do CaraguaPrev, a não adoção da alíquota de 14% pode acarretar sanções do Governo Federal ao município. “É uma imposição da Constituição Federal em que o município precisa fazer esse reajuste no desconto previdenciário dos servidores municipais para continuar com Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) em dia”.

Segundo ele, o CRP comprova que o ente federativo segue normas de boa gestão, de forma a assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários aos seus segurados e pode receber transferências voluntárias de recursos da União, celebrar convênios, entre outros benefícios financeiros.

A Câmara de Caraguatatuba promoveu duas audiências públicas online sobre a proposta nos dias 18 e 19 de fevereiro, no site https://www.camaracaragua.sp.gov.br/ e nas redes sociais (Facebook e YouTube) da Câmara de Municipal. Os interessados puderam obter a cópia projeto e preencher o formulário para questionamentos no site da Câmara de Caraguatatuba.

O CaraguaPrev foi representado pelo presidente Pedro Ivo de Sousa Tau, auxiliado pela diretora Financeira, Luana Moussalli Forcioni Guedes; diretora de Benefícios, Rose Ellen de Oliveira Faria; e pelo procurador jurídico Alexandre Santana de Melo; além dos consultores jurídicos da ABCPrev Gestão e Formação Previdenciária, Diogo Rodrigues e Tiago Oliveira.

O instituto é responsável pelas aposentadorias dos funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba, Câmara Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e do próprio instituto.  Mais informações pelo WhatsApp (12) 3883-3480, telefone (12) 3883-3252 e e-mail caraguaprev@caraguaprev.sp.gov.br. O atendimento ao público presencial, online e via telefone é das 9h às 15h, nos dias úteis.

Projeto da taxa de manutenção do CaraguaPrev será debatido em audiências virtuais na Câmara

A Câmara Municipal recebe duas audiências online nos dias 16 e 17 de junho (quarta e quinta-feira), às 17h, para tratar do projeto de lei que adéqua a taxa de administração do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev). A proposta atende uma determinação da Portaria nº 19.451/20 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT), ligada ao Ministério da Economia, que determina a alteração na taxa de custeio do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) no atual exercício, para aplicação em 2022.

#PraCegoVer: Mosaico da “live” da 2ª audiência pública online da alíquota do CaraguaPrev em fevereiro de 2021, com o presidente da Câmara, Renato Leite Carrijo de Aguilar; presidente do CaraguaPrev, Pedro Ivo de Sousa Tau acompanhado da diretora Financeira, Luana Moussalli Forcioni Guedes e diretora de Benefícios, Rose Ellen de Oliveira Faria; procurador jurídico Alexandre Santana de Melo; e o consultor jurídico da ABCPrev Gestão e Formação Previdenciária, Diogo Rodrigues; e plenário da Câmara Municipal (Foto: Divulgação/PMC)

Com a alteração na Lei Complementar 59/2015 (Reorganização do CaraguaPrev), a taxa de administração de 2% deixa de ser calculada sobre a remuneração bruta dos servidores ativos, aposentados, pensionistas e passa a ter somente a base de cálculo sobre as contribuições dos servidores da ativa.  Dessa forma, a redação do artigo 116 da legislação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) passa ser a seguinte “As despesas necessárias às atividades e ao funcionamento do CaraguaPrev serão custeadas pela taxa de administração, conforme definição da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que é de 2% (dois por cento) do valor total das remunerações de contribuição de todos os servidores ativos vinculados ao regime próprio de previdência social de Caraguatatuba, apurado no exercício financeiro anterior.”

“Com esta adequação, o CaraguaPrev reduzirá os valores destinados a taxa de administração, aplicando cerca de mais de R$ 1,7 milhões por ano, para pagamento de benefícios previdenciários. Estamos cortando na própria carne”, disse o presidente do CaraguaPrev, Pedro Ivo de Sousa Tau.

As audiências online do Legislativo serão transmitidas pelo site www.camaracaragua.sp.gov.brPágina da Câmara de Caraguatatuba no Facebook e Canal da Câmara de Caraguatatuba no YouTube.  Técnicos do instituto vão explicar a proposta. Os interessados poderão obter a cópia do projeto no site da Câmara e fazer perguntas, em formulário específico na página do Legislativo.

A Câmara de Caraguatatuba fica na Av. Frei Pacífico Wagner, nº 830 – Centro. O horário de atendimento ao público é das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897-2525.

Audiências públicas online do projeto de lei de adequação da taxa de administração do CaraguaPrev

Dias: 16 e 17 de junho (quarta e quinta-feira)

Horário: 17h

Local: Câmara de Caraguatatuba

Endereço: Av. Frei Pacífico Wagner, nº 830 – Centro/Tel. (12) 3897-2525

Transmissão: www.camaracaragua.sp.gov.brPágina da Câmara de Caraguatatuba no Facebook e Canal da Câmara de Caraguatatuba no YouTube

Caraguatatuba Recebe Certificação do Ministério da Economia por Gestão Eficiente do CaraguaPrev

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) conquistou a certificação Pró-Gestão RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) Nível I da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério da Economia. O Instituto de Certificação de Qualidade (ICQ) Brasil atestou que o CaraguaPrev alcançou um nível elevado de gestão, após realizar uma auditoria no RPPS na quinta e sexta-feira (10 e 11/6).

#PraCegoVer: Presidente do CaraguaPrev, Pedro Ivo de Sousa Tau, entregando o relatório do Pró-Gestão RPPS Nível I da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério da Economia ao prefeito Aguilar Junior, na última segunda-feira (14/6). A certificação feita pelo Instituto de Certificação de Qualidade (ICQ) Brasil atesta que o CaraguaPrev alcançou um nível elevado de gestão (Foto: Divulgação/PMC).

O presidente do CaraguaPrev, Pedro Ivo de Sousa Tau, entregou o relatório do Pró-Gestão RPPS Nível I da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério da Economia ao prefeito Aguilar Junior na última segunda-feira (14/6). A certificação busca garantir aos RPPSs: excelência na gestão; melhoria na organização das atividades e processos; aumento da motivação por parte dos colaboradores; incremento da produtividade; redução de custos e do retrabalho; transparência e facilidade de acesso à informação; perpetuação das boas práticas, pela padronização; e reconhecimento no mercado onde atua.

Para alcançar o Nível I do Pró-Gestão, Caraguatatuba atingiu 98% (mínimo era 70%) das ações nas dimensões Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária. Na dimensão Controles Internos são observados o mapeamento das atividades das áreas de atuação do RPPS; manualização das atividades das áreas de atuação do RPPS; capacitação e certificação dos gestores e servidores das áreas de risco; estrutura de controle interno; política de segurança da informação; e gestão e controle da base de dados cadastrais dos servidores públicos, aposentados e pensionistas.

A dimensão Governança Corporativa envolve tópicos relacionados ao relatório de governança corporativa; planejamento; relatório de gestão atuarial; código de ética da instituição; políticas previdenciárias de saúde e segurança do servidor; política de investimentos; Comitê de Investimentos; transparência; definição de limites de alçadas; segregação das atividades; ouvidoria; qualificação do órgão de direção; Conselho Fiscal; Conselho Deliberativo; mandato, representação e recondução; e gestão de pessoas.

A Educação Previdenciária é baseada em um plano de ação de capacitação e nas ações de diálogo com os segurados e a sociedade. A certificação Pró-Gestão RPPS tem três anos de validade, mas o CaraguaPrev passará por uma avaliação contínua no período até a renovação.

O presidente do CaraguaPrev, Pedro Ivo de Sousa Tau, disse que esta certificação é comparada ao selo de qualidade ISO (International Organization for Standardization/Organização Internacional para Padronização) 9001, utilizado na iniciativa privada. “Neste reconhecimento, embora o assunto seja previdência social, a certificação é para o município. Aproveito a oportunidade para agradecer o prefeito Aguilar Júnior, a equipe do CaraguaPrev e os conselheiros. Foram muitas adequações, capacitações, alterações, inclusão de novos documentos, criação do código de ética, do regimento interno, entre outros. O instituto se profissionalizou com o maior programa de gestão do Brasil. Dos cerca de 2.400 RPPSs brasileiros, pouco mais de 100 possuem essa importante certificação”, comemorou.

O prefeito Aguilar Junior tomou conhecimento do relatório do Pró-Gestão RPPS Nível I da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério da Economia na última segunda-feira (14/6). “Isso é mais uma prova de todo nosso empenho e preocupação com o CaraguaPrev. Estamos trabalhando agora para assegurar o futuro do servidor nos próximos anos. Parabéns a toda equipe do instituto e conselheiros”, reconheceu.

Até o momento, o instituto gerencia 715 aposentadorias e pensões por morte. O CaraguaPrev é responsável pelas aposentadorias e pensões dos funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba, Câmara Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e do próprio instituto.

O prédio está localizado na Av. Prestes Maia, 302 – Centro. O atendimento presencial ao público é das 9h às 14h, nos dias úteis. Mais informações pelo WhatsApp (12) 3883-3480, telefone (12) 3883-3252 e e-mail caraguaprev@caraguaprev.sp.gov.br.