O Pró Gestão RPPS é um programa de certificação que visa ao reconhecimento das boas práticas de gestão adotadas pelos RPPS. É a avaliação, por entidade certificadora externa, credenciada pela Secretaria de Previdência - SPREV, órgão do Ministério da Economia, acerca do sistema de gestão existente, com a finalidade de identificar sua conformidade às exigências contidas nas diretrizes de cada uma das ações, nos respectivos níveis de aderência.

O programa contempla três dimensões, que representam os pilares sobre os quais a modernização da gestão se sustentará, a saber: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária, e, de acordo com a conformidade encontrada no RPPS, a certificadora confere ao mesmo a certificação de conformidade.

Na dimensão Controles Internos são observados o mapeamento das atividades das áreas de atuação do RPPS; a manualização das atividades das áreas de atuação do RPPS; capacitação e certificação dos gestores e servidores das áreas de risco; estrutura de controle interno; política de segurança da informação e a gestão e controle da base de dados cadastrais dos servidores públicos, aposentados e pensionistas.

A dimensão Governança Corporativa envolve tópicos relacionados ao relatório de governança corporativa; planejamento; relatório de gestão atuarial; código de ética da instituição; políticas previdenciárias de saúde e segurança do servidor; política de investimentos; Comitê de Investimentos; transparência; definição de limites de alçadas; segregação das atividades; ouvidoria; qualificação do órgão de direção; Conselho Fiscal; Conselho Deliberativo; mandato, representação e recondução e a gestão de pessoas.

A Educação Previdenciária é baseada em um plano de ação de capacitação e nas ações de diálogo com os segurados e a sociedade.

=> Clique aqui para ver o certificado