Ciapi inicia aula de alongamento para pessoas com mobilidade reduzida

 

 

#PraTodosVerem:. Imagem da sala de fisioterapia na Sepedi. O fisioterapeuta Marcelo Barbosa orienta movimentos aos pacientes, homens e mulheres, que estão sentados a fazer exercício com auxílio de bola de Pilates (Foto: Cláudia Moysés/PMC)

O alongamento muscular é muito importante para a manutenção da qualidade de vida e promoção da saúde, principalmente na maturidade.

Nesse sentido, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), oferece, às segundas-feiras, aula de alongamento voltada às pessoas com mobilidade reduzida.

A aula é ministrada pelo fisioterapeuta Marcelo Barbosa, com o objetivo de melhorar a coordenação motora, prevenir lesão por esforço repetitivo, dores lombares e cervicais e consciência corporal.

“Os pacientes são idosos que se queixam de alguma dor no corpo, ou cadeirantes, e até mesmo pessoas que sofreram amputação de membros inferiores. Essa aula proporciona ganho na postura, flexibilidade, relaxamento e, consequentemente, melhora da saúde mental”, avaliou Barbosa.

Bons resultados já estão sendo percebidos por Maria Helena Alves dos Santos, 68 anos. “Estava me sentindo enferrujada, cheia de dores e, mesmo com pouco tempo no alongamento já estou outra, muito bem”, declarou.

Outro frequentador, Gilberto Domingos Aro, 72 anos, também garante que fazer alongamento funciona. “Melhorei bastante das minhas dores”, afirmou.