Projeto que busca diminuir os impactos negativos na vida do funcionário público em vias de se aposentar, através compreensão das expectativas e ansiedades pelas quais passa o indivíduo no período de pré-aposentadoria.

A proximidade da aposentadoria, ao mesmo passo que dá uma sensação de liberdade, muitas vezes traz consigo uma sensação de exclusão, de medo da nova fase, podendo causar diversos malefícios como depressão e ansiedade.

O CaraguaPrev nesta nova empreitada não se restringiu ao cumprimento das responsabilidades sociais do Instituto, mas em parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, o programa será usado como ferramenta gerencial e humanitária.

A implantação do programa será um duplo investimento. O primeiro, sobre os funcionários que estão se aposentando, que se sentirão valorizados, mantendo assim um bom desempenho. O segundo, sobre os demais que terão a oportunidade de observar o cuidado e o respeito pelos servidores que tanto contribuíram com seu labor para o desenvolvimento do município, constatação esta que vem fortalecer as relações com os servidores segurados.

Tal programa consiste em apresentar para o servidor condições e meios para ter uma boa aposentadoria e saber desfrutá-la, ocupando seu tempo com atividades prazerosas e salutares, melhorando a qualidade de vida do indivíduo.

 

OBJETIVOS

  • Diminuir os impactos negativos da aposentadoria na vida do segurado;
  • Qualidade de vida dos funcionários prestes a se aposentarem nos próximos 3 (três) anos;
  • Educação para preparação financeira;
  • Discussão dos aspectos biológicos, sociais, psicológicos, financeiros e culturais na fase que precede aposentadoria;
  • Instrução, redução da ansiedade, dos medos, dirimir dúvidas e troca de informações sobre assuntos inerentes ao processo de se aposentar;
  • Reflexão através de diversos temas sobre a reconstrução da identidade do sujeito, como também a construção de projeto de vida para o futuro;
  • Tomando como público inicial os servidores do município de Caraguatatuba com possibilidade de se aposentar nos próximos três anos.